Brasil e Japão assinam acordo de cooperação no esporte

Brasil e Japão assinaram acordo de cooperação na área do esporte na sexta-feira (21), durante visita de autoridades brasileiras a Tóquio. Próxima sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, de 2020, o acordo bilateral fortalecerá e promoverá a colaboração entre as nações.

Durante o Fórum Mundial de Cultura e Esporte, os japoneses conheceram o legado dos Jogos Rio 2016 para o Brasil. O ministro de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia japonês, Hirokazu Matsuno, expressou vontade de aprender com os brasileiros sobre a organização dos Jogos. “Sugestões e recomendações serão muito bem vindas”, destacou.

Matsumo questionou sobre o futuro do legado olímpico e o que teria sido feito com as instalações destinadas aos jovens carentes. Um exemplo apresentado foi o da Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra, onde ocorreram as competições de esgrima, e que será transformada em um ginásio municipal. Já a Arena do Futuro, que sediou as competições de handebol e goalball, será desmontada e remontada como quatro escolas em áreas carentes da cidade.

Segundo o embaixador do Brasil no Japão, André Corrêa do Lago, a visão do mundo sobre o Brasil foi transformada após os Jogos. “Nosso país se tornou uma referência mundial e todos querem aprender com a gente”, afirmou.

arena3

Arena 3 – Parque Olímpico da Barra

Com informações do Ministério do Esporte