Esportes Olímpicos

ATLETISMO

foto atletismo

Foto: Getty Images/ Michael Steele

O carro-chefe das Olimpíadas está dividido entre provas de pista, de rua, de campo e as combinadas. As provas de pista incluem diferentes tipos de corrida: rasas (de 100, 200, 400, 800, 1.500, 5.000 e 10.000 metros), revezamentos (4×100 m e 4×400 m), com barreiras (110 m para homens, 100 m para mulheres e 400 m para homens e mulheres) e com obstáculos (3.000 m). As provas de rua são a maratona (aproximadamente 43 km) e a marcha atlética (20 e 50 km, sendo esta última somente para homens). As provas de campo incluem eventos como os saltos em distância e triplo, em altura e com vara, as provas de arremesso de peso e lançamento do martelo, dardo e disco. E, por último, as provas combinadas incluem o decatlo (para homens) e o heptatlo (para mulheres). O decatlo é disputado em dois dias e conta com dez eventos: 100 m rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 m rasos, 110 m com barreiras, lançamento do disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1.500 m rasos. Já o heptatlo, também disputado em dois dias, conta com sete eventos: 100 m com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200 m rasos, salto em distância, lançamento de dardo e 800 m rasos.

pin amarelo maracana
Região: Maracanã
Local: Engenhão | Capacidade: 60 mil lugares
Local: Sambódromo | Capacidade: de 6 mil a 30 mil assentos
pin marinho copacabana
Região: Copacabana
Local: Parque do Flamengo
saiba mais

BADMINTON

foto basquete

Foto: divulgação / Brasil 2016

Um ponto de Badminton é disputado até que um dos participantes deixe a peteca cair do seu lado da rede. Cada partida tem três games de 21 pontos cada, e vence quem ganhar dois games. Após a fase preliminar, os 16 melhores (no caso de simples) e os oito melhores (nas duplas) avançam à etapa eliminatória, em que os vencedores de cada lado da chave disputam o ouro. São entregues dois bronzes, para os perdedores das semifinais.

pin azul barra
Região: Barra
Local: Pavilhão 4 do Riocentro
Capacidade: 6,5 mil assentos
saiba mais

BASQUETEBOL

foto basquete

Foto: Getty Images/ Christian Petersen

O torneio olímpico de basquete, tanto no masculino como no feminino, começa com uma fase de grupos, na qual os 12 países de cada disputa são divididos em dois grupos de seis, e todos se enfrentam. Os quatro melhores de cada chave avançam à etapa seguinte, que é eliminatória, e os dois que sobrarem de cada lado disputam o ouro. Os perdedores das semifinais brigam pelo bronze.

pin azul barra
Região: Barra
Local: Arena Carioca 1 – Parque Olímpico da Barra
Capacidade: 15 mil assentos
pin verde deodoro
Região: Deodoro
Local: Arena da Juventude
Capacidade: 5 mil assentos
saiba mais

BOXE

foto boxe

Foto: AGIF/COB/Valterci Santos

Os combates masculinos de boxe nos Jogos Olímpicos têm três rounds de três minutos cada, e as femininas têm quatro rounds com duração de dois minutos. As chaves masculinas contam com 16 a 28 participantes, dependendo da categoria, enquanto as mulheres entrarão em chaves de 12. Os vencedores de cada lado disputam o ouro, e cada um dos perdedores das semifinais recebe uma medalha de bronze.

pin azul barra
Região: Barra
Local: Pavilhão 6 do Riocentro
Capacidade: 6,5 mil assentos
saiba mais

CANOAGEM SLALOM

foto slalon

Foto: Getty Images/ Mark Kolbe

O torneio olímpico de slalom envolve provas em canoas apenas para homens (individuais e duplas) e provas em caiaques, para homens e mulheres (individuais). Cada competidor deve passar por 18 a 25 portas, que estão penduradas por arames suspensos e distribuídas ao longo de um percurso de 300 metros. O trajeto é feito duas vezes, e os tempos são somados. Há penalidades que somam tempo ao desempenho final de cada competidor.

pin verde deodoro
Região: Deodoro
Local: Estádio de Canoagem Slalom
Capacidade: 8 mil assentos
saiba mais

CANOAGEM VELOCIDADE

foto velocidade

Foto: Getty Images/ Mike Hewitt

A Canoagem Velocidade é disputada em águas calmas, em percursos balizados por boias em linha reta, com 1000, 500 e 200 metros de extensão. Os eventos são diferenciados pelo número de atletas nas embarcações – uma, duas ou quatro pessoas – e pelo tipo de barco utilizado: canoas ou caiaques. O objetivo é terminar o percurso no menor tempo possível.

pin marinho copacabana
Região: Copacabana
Local: Estádio da Lagoa
Capacidade: 14 mil assentos
saiba mais

CICLISMO BMX

foto BMX

Foto: Getty Images/ Phil Walter

O único evento do Ciclismo BMX em Jogos Olímpicos é o Supercross. Os participantes largam de uma rampa de dez metros, disputando diversas baterias, com oito ciclistas cada, e duração de 40 segundos. Os quatro melhores vão avançando de fase até a final.

pin verde deodoro
Região: Deodoro
Local: Centro Olímpico de BMX
Capacidade: 7,5 mil assentos
saiba mais

CICLISMO DE ESTRADA

foto ciclismo estrada

Foto: Divulgação/ Brasil 2016

O programa olímpico do ciclismo de estrada é formado pelas modalidades Estrada e Contrarrelógio. Na modalidade Estrada vence quem terminar primeiro o percurso (250 km para homens e 140 km para as mulheres). Nos eventos de contrarrelógio cada corredor tem de percorrer um trajeto em torno de 46 km (masculino) e 32 km (feminino) no menor tempo possível.

pin azul barra
Região: Barra
Local: Pontal
pin marinho copacabana
Região: Copacabana
Local: Forte de Copacabana
Capacidade: 5 mil
saiba mais

CICLISMO DE PISTA

foto ciclismo estrada

Foto: Divulgação/CBC

O programa olímpico do esporte é dividido entre as disciplinas: Velocidade, Velocidade Por Equipes, Keirin, Perseguição Por Equipes e Omnium. No total, são cinco disputas no masculino e cinco no feminino.

pin azul barra
Região: Barra
Local: Velódromo Olímpico do Rio – Parque Olímpico
Capacidade: 5,8 mil assentos
saiba mais

CICLISMO MOUNTAIN BIKE

foto mountain bike

Foto: Inovafoto/COB/Gaspar Nóbrega

A prova tem um tempo máximo de duração, que varia entre 1h30min e 1h45min, em um percurso entre 4 e 6 km. Os participantes precisam completar um número pré-estabelecido de voltas, e o primeiro a terminar é o vencedor.

pin verde deodoro
Região: Deodoro
Local: Pista de Mountain Bike – Parque Radical
Capacidade: 27,5 mil
saiba mais

ESGRIMA

foto esgrima

Foto: Ministério do Esporte/Breno Barros

Dividido em três disciplinas: florete, espada e sabre. Elas se diferenciam pela maneira de se dar os toques e superfície válida. No florete, se marca ponto quando há um toque com a ponta da arma no tronco do adversário. Na espada, é possível atingir com a ponta qualquer parte do corpo do adversário, e no sabre é permitido tocar com qualquer parte da lâmina e a superfície válida é da cintura para cima do adversário. As disputas individuais acontecem em três rounds de três minutos cada, ou até que um esgrimista consiga tocar 15 vezes o adversário. Nos eventos por equipes, times de três competidores cada enfrentam os integrantes da formação rival em nove séries de três minutos, e vence aquele que acumular mais pontos, ou atingir o adversário 45 vezes.

pin azul barra
Região: Barra
Local: Arena Carioca 3 – Parque Olímpico
Capacidade: 10 mil assentos
saiba mais

FUTEBOL

foto mountain bike

Foto: Getty Images/ Julian Finney

O torneio olímpico de futebol masculino é disputado por jogadores que tenham no máximo 23 anos, com a exceção de três sem limite de idade em cada equipe. No feminino, não há nenhuma restrição. A disputa conta com uma primeira fase, em que os participantes (16 no masculino e 12 no feminino) são distribuídos em grupos de quatro seleções cada. Todos os países se enfrentam, e os dois melhores de cada chave avançam à etapa eliminatória – no feminino, os seis classificados ganham a companhia dos dois melhores terceiros colocados.

pin amarelo maracana
Região: Maracanã
Local: Maracanã
Capacidade: 78,6 mil assentos
saiba mais

GINÁSTICA ARTÍSTICA

foto ginastica artistica

Foto: Getty Images/ Phil Walter

O programa olímpico inclui eventos de solo, salto, barras fixas, barras paralelas, cavalo com alças e argolas para os homens. Já as mulheres competem no solo, salto, barras assimétricas e trave de equilíbrio. As medalhas são distribuídas em provas individuais, em que o participante compete em todos os aparelhos, por equipes e para cada aparelho.

pin azul barra
Região: Barra
Local: Arena Olímpica do Rio – Parque Olímpico
Capacidade: 12 mil
saiba mais

GINÁSTICA DE TRAMPOLIM

foto ginastica trampolim

Foto: Brasil 2016

Cada participante realiza uma série de dez rotinas, com saltos simples, duplos e triplos, com e sem piruetas. A competição tem duas fases: a classificatória e a final. Os participantes fazem duas rotinas livres na primeira etapa, com simplicidade e perfeição nos movimentos, e outra na qual é possível arriscar mais, sem limite de dificuldade. Os oito melhores passam à disputa por medalhas, na qual é preciso mostrar mais uma apresentação com dez movimentos.

pin azul barra
Região: Barra
Local: Arena Olímpica do Rio – Parque Olímpico
Capacidade: 12 mil
saiba mais

GINÁSTICA RÍTMICA

foto ginastica ritmica

Foto: CBG/Ricardo Bufolin

A modalidade é exclusiva para mulheres e dividida em cinco competições: corda, arco, bola, maças e cinta. Porém, apenas quatro materiais podem ser escolhidos para a disputa das Olimpíadas. Nos Jogos de Londres-2012, por exemplo, não houve disputas de corda. É possível competir individualmente ou em conjunto.

pin azul barra
Região: Barra
Local: Arena Olímpica do Rio – Parque Olímpico
Capacidade: 12 mil
saiba mais

GOLFE

foto golfe

Foto: Divulgação/CBG

Novidade na Rio 2016, o golfe volta a ser esporte olímpico após mais de um século de ausência. O formato nos Jogos deverá ser o de 72 buracos com 60 golfistas participando. Ao todo, serão quatro dias de competição. Os medalhistas são os que terminarem todo o percurso com menos tacadas.

pin azul barra
Região: Barra
Local: Campo Olímpico de Golfe
Capacidade: 25 mil
saiba mais

HANDEBOL

foto golfe

Foto: Photo&Grafia/CBHb/Wander Roberto

Cada time tem sete atletas e uma partida tem dois tempos de 30 minutos cada. Nos Jogos Olímpicos, os 12 países participantes são divididos em dois grupos de seis, com todos se enfrentando dentro das chaves. Os quatro melhores avançam à próxima etapa, que é eliminatória, e os melhores de cada lado disputam o ouro. Já os perdedores das semifinais brigam pelo bronze.

pin azul barra
Região: Barra
Local: Arena do Futuro – Parque Olímpico
Capacidade: 12 mil
saiba mais

HIPISMO

foto hipismo

Foto: Getty Images/Alex Livesey

A modalidade se divide em salto, adestramento e CCE. Na prova de salto os atletas passam por uma sequência de obstáculos espalhados por uma pista. No adestramento, o cavaleiro orienta a execução de uma série de movimentos. E no CCE (Concurso Completo de Equitação) os atletas enfrentam três dias de provas, que englobam salto, adestramento e cross country.

pin verde deodoro
Região: Deodoro
Local: Centro Olímpico de Hipismo
Capacidade: 20 mil
saiba mais

HÓQUEI SOBRE A GRAMA

foto hipismo

Foto:Divulgação/CBHG

Cada equipe conta com 11 jogadores, e o objetivo é marcar o maior número de gols. Cada partida tem 60 minutos, divididos em quatro períodos de 15 minutos. No masculino, as equipes são divididas em dois grupos com seis times cada. No feminino são dois grupos de cinco times. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais. Os vencedores brigam pelo ouro, enquanto os perdedores decidem quem fica com a medalha de bronze.

pin verde deodoro
Região: Deodoro
Local: Centro Olímpico de Hóquei
Capacidade: 10 mil (quadra principal) e 5 mil (quadra secundária)
saiba mais

JUDÔ

foto golfe

Foto: Getty Images/ Alexander Hassenstein

Há sete categorias de peso no masculino – até 60 kg, até 66 kg, até 73 kg, até 81 kg, até 90 kg, até 100 kg e mais de 100 kg, e igual número no feminino, distinguidas por peso – até 48 kg, até 52 kg, até 57 kg, até 63 kg, até 70 kg, até 78 kg e mais de 78 kg. Na competição, os participantes de cada categoria são divididos em duas chaves. Os vencedores se encontram na final, enquanto os quatro derrotados nas quartas-de-final vão para duas disputas de repescagem. Os vencedores da repescagem enfrentam os perdedores das semifinais pelas duas medalhas de bronze.

pin azul barra
Região: Barra
Local: Arena Carioca 2 – Parque Olímpico
Capacidade: 12 mil
saiba mais

LEVANTAMENTO DE PESO

foto golfe

Foto: Divulgação/COB

A competição acontece em uma plataforma quadrada de 4 x 4 metros e altura máxima de 150mm. Na prova masculina, a barra pesa 20kg, e na feminina, pesa 15kg. A modalidade tem duas provas: o arranco (ou arranque) e o arremesso. Na primeira, o competidor precisa levantar a barra do solo até acima da cabeça em um só movimento. Ele precisa manter os braços estendidos ao final, manter-se equilibrado e e ficar assim por até dois segundos. Já o arremesso é dividido em duas partes.O participante primeiro levanta a barra até a altura dos ombros, por cima do peito, enquanto agacha, para depois erguer-se. Após isso, usando a força das pernas e braços, o atleta deve posicionar a barra acima de sua cabeça, mantendo os membros estendidos até o sinal da arbitragem para soltar. O vencedor é aquele que levantar mais peso no somatório total das melhores tentativas no arranco e no arremesso.

pin azul barra
Região: Barra
Local: Riocentro – Pavilhão 2
Capacidade: 6,5 mil
saiba mais

LUTAS

foto golfe

Foto: Divulgação/Brasil 2016

Divididas em duas categorias: estilo-livre e greco romana. Na luta estilo-livre, os atletas podem utilizar braços e pernas para atacar e se defender. Na greco romana, os lutadores podem usar braços e tronco. Os combates são disputados em três rounds de dois minutos cada. A luta estilo-livre é disputada por homens e mulheres. No masculino, há sete categorias de peso; no feminino, quatro. A luta greco romana é disputada exclusivamente por homens.

pin azul barra
Região: Barra
Local: Arena Carioca 2 – Parque Olímpico
Capacidade: 10 mil
saiba mais

MARATONAS AQUÁTICAS

foto velocidade

Foto: Getty image/Ryan Pierse

As provas em águas abertas são disputadas em um percurso de 10km, com 25 atletas masculinos e 25 femininos. A largada é realizada em uma plataforma fixa e a posição de cada nadador é definida por sorteio. A profundida mínima é de 1,40m e a temperatura da água deve estar entre 16ºC e 31ºC.

pin marinho copacabana
Região: Copacabana
Local: Forte Copacabana
Capacidade: 5 mil assentos
saiba mais

NADO SINCRONIZADO

foto golfe

Foto: Getty Images/ Al Bello

É disputado em duas categorias – dueto e equipe (entre quatro e oito atletas) – e são feitas duas apresentações – rotina técnica e rotina livre. A rotina técnica dura 2min20s para duetos e 2min50s para equipes, e as atletas precisam efetuar movimentos obrigatórios, estabelecidos pelos árbitros. A rotina livre tem duração de 3min30s para duetos e 4min para equipes, e as atletas efetuam movimentos e formações escolhidas pela equipe.

pin azul barra
Região: Barra
Local: Centro Aquático Maria Lenk
Capacidade: 5,3 mil
saiba mais

NATAÇÃO

foto golfe

Foto: Getty Images/ Al Bello

São disputadas provas nos estilos livre (50m, 100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m e revezamento 4x100m 2 4x200m), costas (100m e 200m), peito (100m e 200m), borboleta (100m e 200m) e medley (quatro estilos em 200m, 400m e revezamento 4×100). As provas de 50m, 100m e 200m são as únicas a ter simifinais. As demais provas possume apenas fase eliminatória e final. A piscina tem 50m de comprimento e a temperatura da água deve estar entre 25ºC e 27ºC.

pin azul barra
Região: Barra
Local: Estádio Olímpico de Esportes Aquáticos – Parque Olímpico
Capacidade: 18 mil
saiba mais

PENTATLO MODERNO

foto hipismo

Foto: Getty Images/ Quinn Rooney

É composto por provas de tiro, esgrima, natação, hipismo e corrida. Todas as modalidades são disputadas em um único dia e o resultado das quatro primeiras modalidades determinam a ordem de largarda da múltima prova, a corrida. No esgrima, usa-se a espada e no tiro, uma pistola de 4,5mm. A prova de hipismo tem 12 obstáculos, a corrida tem 3 quilômetros e a natação, 200m livre.

pin verde deodoro
Região: Deodoro
Local: Arena da Juventude, Centro Aquático de Deodoro e Estádio de Deodoro
Capacidade: 5 mil, 2 mil e 15 mil respectivamente
saiba mais

POLO AQUÁTICO

foto atletismo

Foto: Getty Images/Michael Regan

Os times têm 13 jogadores cada, mas apenas sete podem estar na piscina ao mesmo tempo. A piscina também possui formato diferente – 30 x 20m para os homens, e 25 x 17m para as mulheres. A profundidade é de dois metros. Os gols são colocados em cada ponta, com três metros de largura e 90 cm de altura a partir da superfície da água. Para mover a bola os jogadores nadam empurrando-a com a testa. O goleiro é o único jogador que pode segurar a bola com ambas as mãos.

 

pin amarelo maracana
Região: Maracanã
Local: Centro Aquático Júlio de Lamare
Capacidade: 60 mil lugares
pin azul barra
Região: Barra
Local: Estádio Aquático Olímpico (final) e Centro Aquático Júlio de Lamare
Capacidade:18 mil e 3,6 mil respectivamente
saiba mais

REMO

foto velocidade

Foto: Getty Images/Harry How

O percurso tem 2km de distância em linha reta com raias de 13,5. Os barcos podem ser tripulados por um, dois, quatro ou oito remadores, usando um ou dois remos cada atleta. As embarcações com oito remadores contam ainda com um timoneiro, responsável por conduzir o barco e comandar a tripulação.

pin marinho copacabana
Região: Copacabana
Local: Estádio da Lagoa
Capacidade: 10 mil
saiba mais

RUGBY

foto rugby

Foto: Rugby Brasil/Rafael Silva

Nova modalidade olímpica, o rúgbi é disputado com sete jogadores de cada lado. O campo é um gramado retangular, com dois postes e um travessão em formato “H” nas extremidades. Cada jogo tem dois tempos de sete minutos. O objetivo é conduzir a bola até a linha de gol do adversário, mas os passes com a mão não podem ser dados para um companheiro à frente da linha da bola. A principal forma de pontuação é o try, que vale cinco pontos, quando a bola é apoiada contra o solo na área após a linha de gol.

pin verde deodoro
Região: Deodoro
Local: Estádio de Deodoro
Capacidade: 15 mil
saiba mais

SALTOS ORNAMENTAIS

foto saltos ornamentais

Foto: Paulino Menezes/ME

As modalidades olímpicas são o trampolim de 3m e a plataforma de 10m e as competições são individuais ou sincronizadas. Antes da competição, o atleta precisa apresentar uma lista dos saltos que irá executar para avaliaçãos dos juízes. AS notas mais alta e mais baixa são descartadas.

pin azul barra
Região: Barra
Local: Centro Aquático Maria Lenk
Capacidade: 5,3 mil
saiba mais

TAEKWONDO

foto taekwondo

Fotos: Getty Images/Lars Baron

Cada combate tem três rounds de dois minutos avaliados por quatro árbitros. É permitido aplicar golpes tanto com os pés, como com as mãos. Os chutes devem ser dados acima da cintura e apenas nas áreas com protetores. Infrações como usar o joelho, empurrar, segurar, bater abaixo da cintura e acertar o adversário no chão são passíveis de punição.

pin azul barra
Região: Barra
Local: Arena Carioca 3
Capacidade: 10 mil
saiba mais

TÊNIS

foto tênis

Foto: Inovafoto/Gaspar Nóbrega

Nos Jogos Rio 2016, o tênis será disputado em piso rápido. As partidas acontecem em melhor de três sets – com exceção da final de simples masculina, que é em melhor de cinco. Há 16 cabeças-de-chave nos torneios de simples, oito nos de duplas e quatro no de duplas mistas, decididos com base no ranking mundial. O formato de disputa é similar aos dos torneios profissionais, com eliminação direta e os melhores de cada lado da chave disputando o ouro.

pin azul barra
Região: Barra
Local: Centro Olímpico de Tênis – Parque Olímpico
Capacidade: 10 mil (quadra central), 5 mil (quadra 1), 3 mil (quadra 2),
250 (outras quadras)
saiba mais

TÊNIS DE MESA

foto tênis de mesa

Foto: Divulgação/CBTM

As partidas são disputadas em games, que terminam em 11 pontos ou quando um dos participantes abre dois de vantagem caso haja empate em 10 a 10. As partidas de simples são disputadas em melhor de sete games, enquanto os eventos por equipes ,– com no máximo três participantes em cada time – têm quatro partidas de simples e uma de duplas, todas em melhor de cinco games. A cada dois pontos marcados, inverte-se a ordem dos saques.

pin azul barra
Região: Barra
Local: Pavilhão 3 – Riocentro
Capacidade: 6,5 mil
saiba mais

TIRO ESPORTIVO

foto tiro esportivo

Foto: Getty Images/Jonathan Ferrey

Nos Jogos Olímpicos, são disputadas provas em três categorias: carabina, pistola e tiro ao prato. Nos eventos com carabina e pistola, os competidores têm de acertar um alvo dividido em dez circunferências, a uma distância de 10, 25 ou 50 metros.No tiro ao prato,a arma usada é a a espingarda, e os atiradores miram em alvos móveis, lançados por cima e à sua frente.

pin verde deodoro
Região: Deodoro
Local: Centro Olímpico de Tiro
Capacidade: 1.000 (preliminares tiro ao prato); 2.000 (finais tiro ao prato);
1.600 (finais tiro); 1.000 (alvo a 10m); 750 (alvo a 50m); 500 (alvo a 25m)
saiba mais

TIRO COM ARCO

foto tiro arco

Foto: Getty Images/Michael Steele

Nas Olimpíadas é utilizado o arco recurvo, com sistema mais simples. As provas são realizadas em três campos: outdoor (aberto e plano), indoor (fechado) e field (aberto e irregular). O Tiro com Arco tem disputas individuais e por equipes (com três arqueiros cada). Na categoria masculina, os alvos ficam a 30m, 50m, 70m e 90m de distância, e na feminina, ficam a 30m, 50m, 60m e 70m.

pin amarelo maracana
Região: Maracanã
Local: Sambódromo
Capacidade: 5,5 mil
saiba mais

TRIATLO

foto triatlo

Foto: Getty Images/ Alan Pretty

A modalidade combina natação (1,5 km), ciclismo (40 km) e corrida (10 km), nesta ordem. Os participantes têm de cumprir todo o percurso, e o primeiro a terminar leva a medalha de ouro. Eles não descansam sequer um minuto – as transições entre a natação e o ciclismo, e entre o ciclismo e a corrida, fazem parte da contagem do tempo.

pin marinho copacabana
Região: Copacabana
Local: Forte de Copacabana
Capacidade: 5 mil
saiba mais

VELA

foto vela

Foto: Getty Images/Clive Mason

Dez classes faziam parte do programa olímpico de vela porém, uma das classes mais tradicionais em Olimpíadas, a Star, não será disputada em 2016. O Brasil conquistou seis medalhas olímpicas na Star: duas de ouro, uma de prata de e três de bronze. A vela nos Jogos Olímpicos do Rio será representada por nove classes: RS:X (masculino e feminino), 470 (masculino e feminino), 49er, 49erFX, Laser Radial, Laser Standard e Finn.

pin marinho copacabana
Região: Copacabana
Local: Marina da Glória
Capacidade: 3,5 mil
saiba mais

VÔLEI

foto volei

Foto: getty Images/ Elsa

As partidas são disputadas em melhor de cinco sets. Os primeiros quatro sets vão até 25 pontos, ou com uma diferença de, no mínimo, dois pontos. No quinto set, a regra é a mesma, mas o número de pontos a ser alcançado é 15. Cada jogador tem o objetivo de atacar ou defender, dependendo de sua posição em quadra. A única exceção é o líbero, que pode substituir qualquer um da sua equipe a qualquer momento da partida e tem funções apenas defensivas. O formato de disputa do Voleibol nos Jogos Olímpicos começa com os 12 participantes divididos em dois grupos, nos quais todos se enfrentam. Os quatro melhores de cada chave avançam à etapa eliminatória, na qual os melhores de cada lado da chave se enfrentam pelo ouro. Os perdedores das semifinais disputam a medalha de bronze.

pin amarelo maracana
Região: Maracanã
Local: Maracanãzinho
Capacidade: 11,4 mil
saiba mais

VÔLEI DE PRAIA

foto vela

Foto: CBV/Paulo Franck

Os jogos são duelos de melhor de três sets. Os dois primeiros sets são de 21 pontos. Se necessário, o terceiro é de 15 pontos. Tanto no masculino como no feminino, as disputas começam com uma primeira fase, que distribui as 24 duplas em seis grupos de quatro, e todos se enfrentam. Dezesseis passam à etapa eliminatória – os dois melhores de cada chave, os dois melhores terceiros colocados e mais dois que saem de uma repescagem entre os demais terceiros colocados. Os vencedores da cada lado da chave duelam pelo ouro, e os perdedores das semifinais disputam o bronze.

pin marinho copacabana
Região: Copacabana
Local: Arena de Vôlei de Praia
Capacidade: 12 mil
saiba mais