Instalações

As instalações dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 são divididas em quatro áreas. São elas: Barra da Tijuca, Copacabana, Deodoro e Maracanã.

A região da Barra da Tijuca concentra o maior número de instalações para as Olimpíadas e Paraolímpiadas, por isso, é considerada o “coração” dos Jogos Rio 2016. É nessa região que estão o Parque Olímpico, que ocupa uma área de 1,18 milhão de metros quadrados, onde ocorrerão disputas de 16 modalidades olímpicas e 10 modalidades paraolímpicas, além da Vila Olímpica e Paraolímpica, o Riocentro e o Campo Olímpico de Golfe.

Em Copacabana concentram-se muitas instalações temporárias, com necessidade apenas de montagem de arquibancadas mais próximas ao início dos Jogos, como é o caso da Arena de Copacabana, que será erguida nas areias da mundialmente famosa praia do bairro para receber os jogos de vôlei de praia. A única instalação esportiva permanente na região é a Marina da Glória, cujas obras de adaptação estão em curso.

A região de Deodoro recebeu os Jogos Pan-Americanos de 2007 e os Jogos Mundiais Militares de 2011, por isso, já tem 60% das áreas de competição permanentes construídas – o Centro Nacional de Tiro, a piscina do pentatlo moderno, o Centro Nacional de Hipismo e o Centro de Hóquei Sobre Grama precisam apenas de adaptações. O local ganhará mais três instalações permanentes: a Arena Deodoro, a pista de BMX e o circuito de canoagem slalom (esses dois últimos fazem parte do Parque Radical). A pista de mountain bike e a arena de rúgbi e de combinado do pentatlo moderno serão provisórias.

E, por último, a região do Maracanã traz cinco instalações permanentes. É aqui onde tudo começa, com a tocha olímpica chegando ao Maracanã no dia 5 de agosto de 2016. Além da cerimônia de abertura, o local vai receber a cerimônia de encerramento e as finais de futebol. O Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, será o palco do carro-chefe das Olimpíadas: o atletismo. A região ainda conta com o Sambódromo, o Centro Aquático Júlio de Lamare e o Maracanãzinho.

Mais informações sobre as regiões: